Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e professores apresentam suas pesquisas no 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes e professores apresentam suas pesquisas no 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm)

  • Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2024, 07h46
  • Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2024, 10h23

Durante os dias 17/09 a 20/09 ocorreu no Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá o 7º Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm). O Congresso Brasileiro de Etnomatemática é um espaço para professores, investigadores, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e interessados na conexão entre a Matemática e a Cultura, se reunirem para apresentar, discutir, propor e elaborar importantes projetos de Educação Matemática, com enfoque na Etnomatemática.

Nesta edição do CBEm, a professora Maura Araujo Dias representou o Campus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pôde participar de palestras e sessões temáticas ligadas à Etnomatemática. Na sétima edição do evento, foram apresentadas duas produções de estudantes e professores do IFSP-CJO, sendo elas:

A decolonialidade e a Etnomatemática: levantamento inicial das pesquisas brasileiras 

Imagem 1: Apresentação de pôster com os resultados da pesquisa.
Autores: Danilo Guaituli Cardoso, Erick José da Silva, Prof. Everaldo Gomes Leandro e Profa. Maura Araujo Dias.

 

Esta produção está vinculada a dois projetos de iniciação científica apoiados financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP/ processo n. 2023/14194-3) e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIFSP) do IFSP. 

Africanizar a Matemática: uma experiência com a Geometria Sona
em uma escola rural do interior de São Paulo

Imagem 2: Apresentação de comunicação oral com os resultados da pesquisa.
Autores: Rodrigo dos Reis Silva, Maura Araujo Dias e Everaldo Gomes Leandro.

 

Tal produção partiu da reflexão sobre uma sequência didática realizada em uma escola de educação básica na zona rural de uma cidade do interior do estado de São Paulo e teve como objetivo africanizar a matemática a partir da investigação com crianças sobre a geometria sona de Angola. É resultado das investigações de um dos egressos da Licenciatura em Matemática que atua na Educação Básica.

Ambas apresentações foram bem recebidas e elogiadas pelos participantes, a participação neste tipo de evento possibilitou refletir sobre os caminhos tomados e entender de qual forma a teoria se relaciona com a prática, com o objetivo final o sulear práticas em aulas de matemática.

Imagem 3: Professora Maura no CBEm.

registrado em:
Fim do conteúdo da página