Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página
Institucional

História da Instituição

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2016, 11h51 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 16h31 | Acessos: 10140

A história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP teve início, no século passado, com a própria história do ensino profissional no Brasil. Sua trajetória começa em 1909, quando o presidente da República, Nilo Peçanha, assina o Decreto n.º 7.566, em 23 de setembro, criando as Escolas de Aprendizes Artífices, em várias capitais do Brasil, destinadas “aos pobres e humildes” e voltadas para o ensino industrial e a qualificação da mão-de-obra - vinculadas diretamente ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, marcando, oficialmente, a implantação do ensino técnico no país.

No ano seguinte, 19 escolas iniciaram as suas atividades, entre elas a Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo, mais especificamente no dia 24 de fevereiro de 1910, instalada, inicialmente, em um prédio localizado na Avenida Tiradentes - centro da cidade de São Paulo, onde permaneceu até julho do mesmo ano, quando as suas instalações foram transferidas para Avenida São João. Naquele mesmo ano, sua sede é transferida para o bairro de Santa Cecília, também no centro da cidade, local onde permaneceu durante 65 anos.

Desde a sua criação, a instituição passou por diversas transformações, tendo se consagrado como Escola Técnica Federal de São Paulo – ETFSP. Em 1976, a ETFSP tem sua sede transferida, definitivamente, para o bairro do Canindé, zona norte da cidade de São Paulo, em área total a ser construída de 50.000m² - dos quais 35.000m² já construídos e 15.000m² projetados para construção.

A partir de decreto do Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 18 de janeiro de 1999, transforma-se em Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – CEFET-SP.

No ano de 1987, foi implantado o primeiro campus no Município de Cubatão e, em 1996, ocorreu o início do funcionamento do campus de Sertãozinho. Em 02 de fevereiro de 2009, tem início o campus de Campos do Jordão.

Hoje, prestes a completar 100 anos de existência, o IFSP está em processo de expansão.

O Instituto Federal é uma instituição de educação superior, básica e profissional, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo tem como princípios: o compromisso com a justiça social, a verticalização do ensino, ofertando educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos, com vistas na atuação profissional, nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; a inclusão de pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais, além de sua natureza pública e gratuita de ensino, sob a responsabilidade da União.

 

 

Fim do conteúdo da página