Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Gestão de Turismo realiza viagem técnica para Paraty (RJ)

Curso de Gestão de Turismo realiza viagem técnica para Paraty (RJ)

• Publicado: Terça, 09 de Abril de 2024, 11h19
  • Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2024, 11h19

Os alunos dos módulos 3 e 5 realizaram entre os dias 5 a 7 de abril uma viagem técnica para Paraty (RJ), proporcionando momentos de compreensão prática do processo de organização turísticos e setores correlatos.

A cidade histórica é um Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO devido à sua cultura e biodiversidade. Além disso, o Centro Histórico é também tombado pelo IPHAN, preservando todo o encanto colonial do espaço.

O roteiro da viagem técnica iniciou com um city tour pelo centro, contando com a experiência da Laíse, guia (e também turismóloga). Diversos espaços foram visitados, histórias contadas e risadas compartilhadas. Nesta atividade, o foco era compreender a cidade, seus espaços e a relação com o turismo e seus impactos.

FOTO 1.jpeg

FOTO 2.jpeg

No período da tarde, a troca de informações foi ainda maior, com uma conversa no IPHAN - Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional, momento em que dúvidas sobre a organização da cidade foram sanadas, assim como foram compartilhados os maiores desafios sobre desenvolver o turismo de modo a colaborar com a preservação da história local - tanto de seus atrativos materiais quanto imateriais. Nesta atividade, o foco foi o de compreender o papel do IPHAN e os desafios que o turismo pode trazer quando se fala em processo de preservação.

FOTO 3.jpeg

No dia seguinte, foi um momento de interação, com a realização de um passeio de escuna, visitando algumas ilhas da região. Contamos com a experiência do Marco, um profissional e empreendedor da área do turismo, que compartilhou sua experiência com o grupo e observações sobre os desafios da área. Esta atividade, focou também em compreender um pouco mais sobre a relação do turismo com os diversos tipos de transporte, com ênfase no náutico

FOTO 4.jpeg

As fotos a seguir mostram alguns dos registros gerais feitos durante a viagem. Todo o processo foi organizado pela Profa. Bruna Mendes, contando com o apoio de nosso ex-aluno, Matheus Aldrich, que encontrou os profissionais que nos atenderam e compartilharam tantas experiências ricas com o grupo.

FOTO 5.jpeg

FOTO 6.jpeg