Página inicial > Últimas Notícias > CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO AMPLIA O NÚMERO DE PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS E DE PUBLICAÇÕES EM 2023

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h27
  • Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h28

Durante o ano de 2023, alunos e ex-alunos participaram de diversas ações de pesquisa e extensão que possibilitaram a ampliação do número de publicações no curso.
As primeiras publicações ocorreram em junho de 2023, durante o Fórum Abratur – 2023 realizado em São Luiz do Maranhão. Nossos ex-alunos puderam compartilhar suas pesquisas durante esse evento, que reuniu os principais pesquisadores da área do turismo.
Domingos Moretti (foto 1) teve o seu trabalho, intitulado "Museu a Céu Aberto em Campos do Jordão: Felicia Leirner e o museu com suas obras na natureza"; publicado no mesmo evento, sendo essa uma nova experiência para o recém-formado.

Foto 1.png
Foto 1: Domingos Moretti, que apresentou trabalho durante o Fórum Abratur-23.

Amanda Oliveira Marcondes, Gabriela Lima Ramos e Giovana Caroline da Silva (foto 2) publicaram o trabalho intitulado "Sinalização turística: a importância para os turistas com deficiência". Vale ressaltar que o artigo foi selecionado por uma das revistas da área para o sistema Fast Track e poderá ainda ter mais uma publicação completa do estudo realizado.

Foto 2.jpg
Foto 2: Amanda, Giovana e Gabriela, com trabalho apresentado durante o Fórum Abratur-23.

Aproveitando-se dos eventos internos do IFSP e dos projetos de ensino e extensão realizados no curso durante o ano, novas publicações ocorreram. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, Mariza David apresentou a sua experiência com o “Projeto de Ensino LabTour@2”; Regina Midori Fukashiro apresentou o projeto de extensão “Acessibilidade para Todos”, e Giovanna dos Santos Ferreira o projeto “Café com Pinhão: o turismo na região da Serra da Mantiqueira” (foto 3).

Foto 3.jpg
Foto 3: Regina, Mariza e Giovanna, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

É importante destacar que a aluna Mariza David ainda recebeu, em outubro, o prêmio de Universitária do ano, ação realizada pela Câmara de Vereadores de Campos do Jordão (foto 4).

Foto 4a.jpg
Foto 4: Mariza, com o diretor do IFSP-CJO, Walter e a coordenadora do curso de Turismo, Bruna.

Em novembro, o curso também foi representado durante o VII Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura, realizado no Campus São Paulo. Em um encontro presencial, Regina Midori Fukashiro compartilhou sua experiência enquanto bolsista do projeto de extensão “Acessibilidade para Todos”. E Giovanna dos Santos Ferreira apresentou, virtualmente, o projeto “Café com Pinhão: o turismo na região da Serra da Mantiqueira” (foto 5).

Foto 5.jpg

Foto 5: Giovanna e Regina durante o Congresso de Extensão.

E para finalizar as publicações do curso durante o ano, os ex-alunos Matheus Domiciano Aldrich e Flaviane Souza, apresentaram o trabalho “Reflexos de um turismo massivo: as perspectivas dos jovens de Campos do Jordão” durante o XII Coninter – Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, realizado na EACH USP (foto 6).

WhatsApp Image 2023-12-01 at 09.45.58.jpeg
Foto 6: Flaviane e Matheus, com trabalho apresentado no Coninter.

Existem outras ações relacionadas com pesquisa e extensão que ainda poderão resultar em novas publicações. Assim que ocorrerem, compartilharemos por aqui.