Projeto de Extensão “Acessibilidade Para Todos” apresenta relatório parcial das ações no Parque do Capivari
Durante o ano de 2023, o Projeto de Extensão “Acessibilidade para Todos” realizou três ações investigativas para avaliar a acessibilidade da região do Capivari, assim como a do Parque do Capivari. Com um roteiro aproximado de 3 horas de duração, os grupos visitaram diversas áreas realizando apontamentos sobre as facilidades e barreiras encontradas no percurso, além de fornecer sugestões de melhorias. O primeiro grupo foi formado por pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida; o segundo por cegos ou com baixa visão e o terceiro por pessoas com surdez e pessoas do espectro autista com os seus familiares.
O objetivo principal foi o de analisar dados a partir da dimensão arquitetônica, porém outras descobertas foram possíveis, tais como: debater sobre a inclusão; ampliar a participação das pessoas com deficiência nas ações da cidade, ouvindo-as de forma a tornar os espaços os mais acessíveis possíveis; e refletir acerca da barreira atitudinal.
Esse projeto, coordenado pelas professoras Suzana Campana Peleteiro, da área de Edificações e Bruna de Castro Mendes da área de Turismo e Hospitalidade, contou com a participação das alunas Kailane Jeronimo Amaral e Clara Januzzi da Silva do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e, Regina Midori Fukashiro do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo.
Porém, nada seria possível sem o apoio, parceria e sensibilidade do Parque do Capivari, que abriu o seu espaço para receber a todos e aprender com as observações, de modo a melhor acolher os seus visitantes. Com as observações anotadas durante os passeios, considerando as perspectivas dos que participaram das ações, apontamentos puderam ser realizados e compartilhados com a equipe do Parque no dia 13/11/2023.
Imagem 1: representantes do IFSP e do Projeto Acessibilidade para todos com os representantes do Parque do Capivari.
Ainda, é essencial relembrar a todos que ajudaram para que as visitas investigativas ocorressem, como Maria Joaquina dos Santos, Fundadora dos Amigos em Ação; José Antônio Teixeira, Presidente dos Amigos em Ação; Vânia Miguel, assistente social e Leticia Souza diretora do departamento dos direitos da pessoa com deficiência, João Carlos Salgado da Secretaria da Mulher, família e Direitos Humanos; Walter Alessandro Rodrigues, Vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Redes Sociais