Página inicial > Últimas Notícias > IFSP inicia Consulta Pública para definir Missão, Visão e Valores

IFSP inicia Consulta Pública para definir Missão, Visão e Valores

O resultado da consulta integrará o PDI 2024/2028

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 09h16
  • Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 09h54

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) deu início a um importante processo democrático para determinar sua Missão, Visão e Valores que orientarão o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no período de 2024 a 2028.

A jornada rumo à definição desses princípios fundamentais começou em novembro de 2022, quando o IFSP abriu espaço para um diálogo profundo com as comunidades locais. Esse processo envolveu ouvir atentamente as vozes da comunidade, com a Comissão Local desempenhando um papel crucial na consolidação e apresentação das contribuições à Comissão Central.

Um total de 24 campi demonstraram seu engajamento e comprometimento ao contribuir com ideias e sugestões valiosas para moldar o futuro do IFSP. Após o recebimento dessas contribuições, uma análise minuciosa foi conduzida pela Comissão Central, visando identificar possíveis redundâncias e promover a unificação de propostas similares.

A importância desse processo é indiscutível, pois a definição da Missão, Visão e Valores representa a base ética e moral que norteará todas as atividades da instituição. A Missão reflete o propósito e os objetivos a serem alcançados, a Visão aponta o horizonte a ser perseguido no longo prazo, e os Valores estabelecem os princípios fundamentais que guiarão as ações do IFSP.

O IFSP segue o exemplo de valores do serviço público federal, que foram construídos por meio de um processo colaborativo envolvendo a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesse sentido, o IFSP também envolverá a comunidade na seleção de sete valores principais por meio de um processo de consulta pública e democrática. Todos têm a oportunidade de participar ativamente na escolha final desses valores que moldarão a instituição.

A votação para a definição da Missão, Visão e Valores estará aberta no período de 11/09/2023 a 11/10/2023. Cada membro da comunidade terá o direito de escolher uma opção para a Missão e a Visão; para os Valores, cada participante poderá selecionar até 7 entre os 13 inicialmente apresentados. Os valores mais votados serão os novos valores do IFSP, em ordem crescente de relevância.

Participe ativamente desse processo democrático que moldará o futuro do IFSP. Sua contribuição é crucial para construir uma instituição alinhada com os valores e princípios da nossa comunidade, pronta para enfrentar os desafios e promover a excelência na educação profissional, científica e tecnológica.

Acesse o questionário de votação através do link: https://forms.gle/ZXXwFpJrqhy6xSA28.