Estudantes e professores da Licenciatura em Matemática apresentam suas pesquisas na XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM) na Universidade de Lima (Peru)

• Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 08h06
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 08h07

Durante os dias 28/07 a 04/08 ocorreu na Universidade de Lima (ULIMA), na cidade de Lima - Peru, a XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), sob a responsabilidade do Inter-American Committee on Mathematics (IACME).

Foto 1.jpeg

Foto 1: estudantes e professores na Universidade de Lima

As CIAEM acontecem desde o ano de 1961 e nesta edição cinco estudantes e dois professores do Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão (IFSP - CJO) participaram das palestras, sessões temáticas, comunicações e minicursos. Nesta edição do evento foram apresentados três pôsteres e uma comunicação pelos representantes do IFSP - CJO:

A Avaliação da aprendizagem em uma aula investigativa de geometria
Stephanie Pereira Codato, Danilo Guaituli Cardoso e Profa. Ma. Maura Araujo dias

A avaliação no ensino de geometria: um relato de experiência
Rodrigo dos Reis Silva, Julia Patricia Oliveira da Silva e Prof. Me. Alberto Lopo Montalvao Neto

Contribuições da Etnomatemática para a construção de uma escola inclusiva para estudantes negras e negros
Amanda Letícia Alves Pereira e Profa. Ma. Maura Araujo Dias

O(a) professor(a) pesquisador(a) da própria experiência
Prof. Dr. Everaldo Gomes Leandro e Profa. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos

Os dois primeiros trabalhos apresentados são frutos das discussões nas disciplinas de Geometria Espacial e Descritiva ministrada pela professora Maura Araujo Dias e de Avaliação Educacional ministrada pelo professor Alberto Lopo Montalvão Neto durante o segundo semestre de 2022. O terceiro trabalho surge a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que está em desenvolvimento pela estudante Amanda Letícia Alves Pereira e orientado pela profa. Maura Araujo Dias. Por fim, o último trabalho foi uma comunicação, fruto da pesquisa de doutorado do prof. Everaldo Gomes Leandro.

Foto 2.jpeg

Foto 2: Representantes do IFSP-CJO apresentando seus pôsteres

Foto 3.jpeg
Foto 3: Prof. Everaldo Gomes Leandro apresentando sua comunicação

A participação dos estudantes foi possibilitada a partir do apoio financeiro da Comissão de Pesquisa (COMPESQ) do Campus Campos do Jordão, além da venda de camisetas, canecas e doações. A participação dos professores foi possível a partir do Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PIPECT/IFSP). Todos os participantes voltaram ao Brasil com a mala cheia de lembranças e a cabeça cheia de novas ideias e projetos a serem compartilhados com os colegas de curso. Os docentes, além de participarem das discussões sobre as pesquisas em Educação Matemática no Continente Americano, foram ao evento em missão internacional com apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter). Em contato com pesquisadores de diversos países, firmaram algumas parcerias com pesquisadores do Chile e do Peru que beneficiarão o curso, a formação dos estudantes e a instituição como um todo.

Foto 4.jpeg

Foto 4: Sessão Temática: Balanço e perspectivas da Etnomatemática na Educação Matemática