Representantes da Licenciatura em Matemática do IFSP - Campus Campos do Jordão apresentam trabalhos em evento na UNICAMP
Durante os dias 17/07 a 19/07 ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na cidade de Campinas, o IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (SHIAM), cuja temática foi “experiências e investigações de ensinar e aprender matemática na pós-pandemia: o que mudou?”.
Nesta edição do SHIAM, quatro estudantes e uma professora do Campus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes e puderam participar de palestras, mesas redondas e oficinas com diversas temáticas ligadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Na nona edição do evento, foram apresentados duas comunicações de experiências desenvolvidas pelos representantes do IFSP-CJO, sendo elas:
O laboratório de ensino de matemática (LEM) e sua transformação em um espaço de acolhimento, insubordinação criativa e formação
Autores: Stephanie Pereira Codato, Adriana Vitória de Oliveira Viana, Danilo Guaituli Cardoso, Profa. Ma. Maura Araujo Dias, Prof. Dr. Everaldo Gomes Leandro
Reflexões pedagógicas sobre imigração com licenciandos em Matemática
Autora: Profa. Dra. Carolina Moya Fiorelli
As comunicações realizadas são frutos de um projeto de bolsa ensino, um projeto de monitoria voluntária e de uma experiência realizada em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática no IFSP-CJO. Durante o primeiro semestre de 2022, os discentes bolsistas Danilo Guaituli Cardoso e Stephanie Pereira Codato foram responsáveis pelo projeto “Organização Catalográfica e Criação de Materiais Virtuais do LEM”, enquanto no segundo semestre do mesmo ano, a discente Adriana Vitória de Oliveira Viana, junto com os professores Maura Araujo Dias, Everaldo Gomes Leandro e Alberto Lopo Montalvão Neto, fundou o projeto do JÝI - Clube das diversidades do IFSP. Por fim, no primeiro semestre deste ano, 2023, a professora Carolina Moya Fiorelli desenvolveu o projeto “Ensino de matemática para imigrantes no Brasil” com o semestre ingressante na disciplina Leitura e Produção de Textos, a qual era professora responsável.
As duas apresentações foram bem recebidas e elogiadas pelos participantes de cada sessão. A participação dos estudantes em tais eventos possibilita a melhor compreensão sobre assuntos abordados em sala de aula, além de tornar possível o contato com os teóricos discutidos como base para a prática docente.
Foto 1: Discentes do curso de licenciatura em matemática no evento.
Foto 2: Professora Carolina com representantes do IFSP-Caraguatatuba e professor Dario Fiorentini (ao centro) - Sessão temática 15: o ensino da matemática e as demandas emergentes.
Foto 3: representantes do IFSP-CJO.
Redes Sociais