Página inicial > Últimas Notícias > Docente Valmir Saldanha participa e apresenta projeto na Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – Modernismo: Disputas em Torno do Moderno e de Projetos de Nação

• Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 10h19
  • Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 10h19

O docente Valmir Luis Saldanha da Silva participou da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – Modernismo: Disputas em Torno do Moderno e de Projetos de Nação, entre os dias 03 e 07 de julho de 2023, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) reuniram jovens pesquisadores(as) e acadêmicos(as) renomados(as) para refletir sobre as ambiguidades e disputas em torno do moderno e do modernismo no Brasil dos anos 1920, tramadas no âmago de avaliações sobre o legado da Independência, que então completava cem anos, e das projeções de futuro defendidas por grupos políticos (e político-partidários).

A ESPCA organizou-se em torno de quatro módulos: 1) política, 2) artes e literatura, 3) educação e 4) cultura(s), congregando estudiosos de diversos campos do conhecimento (Artes, Educação, Música, História, Literatura, Estudos de Gênero, Ciências Sociais e Relações Étnico-raciais), de todas as regiões do Brasil, e também do Uruguai, dos Estados Unidos e da Alemanha.

O docente Valmir, além da participação, apresentou o projeto que pretende desenvolver no âmbito do IFSP, chamado “Autofagia: literatura negrobrasileira e projeto de nação”.

WhatsApp Image 2023-07-12 at 10.18.46.jpeg