Estudantes da Licenciatura em Matemática do IFSP – Câmpus Campos do Jordão participam e apresentam suas pesquisas no XV EPEM
Durante os dias 28/04 a 30/04 ocorreu na UNESP – Câmpus Guaratinguetá o XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM). O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional São Paulo (SBEM-SP) e buscou promover o diálogo entre pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e professores do Ensino Superior e da Educação Básica.
Nesta edição do EPEM, 24 estudantes do câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes e puderam participar de palestras, mesas redondas e minicursos com diversas temáticas ligadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Dentre as instituições presentes, o IFSP foi a que mais participantes levou ao evento e, de todos os campi, Campos do Jordão foi o que teve o maior número de participantes.
Imagem 1: estudantes do IFSP participam do EPEM
Além da participação dos estudantes, seis pesquisas realizadas pelos(as) licenciandos(as) puderam ser apresentadas no evento. São elas:
O jogo Mancala: ação inicial para a construção de um Laboratório de Ensino de Matemática na escola
Autores: Danilo Guaituli Cardoso, Maria Eduarda de Souza Domingos, Diego Donizeti Donizeti Moreira Da Silva, Bruno Monte Sião de Moura, Augusto Cesar de Mello, Dayane Carolina Gonçalves, Everaldo Gomes Leandro e Maura Araujo Dias
O ensino e a aprendizagem de Função Exponencial pós-pandemia: Modelagem Matemática em uma aula investigativa
Autores: Rodrigo dos Reis Silva e Everaldo Gomes Leandro
Grandezas e medidas para alunos em processo de alfabetização: um relato de experiência
Autores: Adriana Vitória de Oliveira Viana, Diana Monachesi Furlan, Emanuel Lourenço dos Santos, Franciele Gislaine Araújo Pereira, Jéssica Silva De Souza Prado, Dayane Carolina Gonçalves, Everaldo Gomes Leandro e Maura Araujo Dias
Um estudo dos Laboratórios de Educação de Matemática do estado de São Paulo
Autoras: Adriana Vitória De Oliveira Viana e Cristiane Klopsch
Arte indígena e matemática
Autoras: Júlia Patricia Oliveira Da Silva e Cristiane Klopsch
Noções de Limite e Infinito no Ensino Médio
Autoras: Aretuza Imoto De Paula e Ligia Corrêa De Souza
Imagem 2: Apresentações das pesquisas.
As pesquisas dos(as) estudantes foram apresentadas durante o evento em sessões de relato de experiência e de pôster ou em formato de minicurso e são fruto de diversas atividades realizadas pelos(as) licenciandos(as) ao longo do curso como, por exemplo, o Estágio Supervisionado, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Imagem 3: Representantes de vários campi
A ida dos estudantes ao evento foi possível a partir do apoio da Câmara Municipal de Campos do Jordão. O IFSP agradece a Câmara em nome do vereador e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento Marcelo Lauria de Oliveira (Xuxa) e do assessor legislativo Robson Fernando da Silva. A parceria firmada contribui para a formação de futuros(as) professores(as) de Matemática para a cidade de Campos do Jordão e região, além de divulgar as pesquisas realizadas no Instituto Federal de São Paulo e em escolas municipais da cidade.
Imagem 4: EPEM
Redes Sociais