Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do 9º ano da Escola Municipal Educador Anísio Teixeira visitam Instituto Federal de Campos do Jordão

• Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 10h41
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 11h26

No dia 14/04, cerca de 70 estudantes do 9º ano da Escola Municipal Educador Anísio Teixeira visitaram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus Campos do Jordão. Os estudantes vieram conhecer o câmpus, os laboratórios e os cursos integrados ao Ensino Médio ofertados gratuitamente pela instituição. Os alunos da Escola Municipal cursam o último ano do Ensino Fundamental e esse ano estão se preparando para o processo seletivo do IFSP que acontecerá no segundo semestre de 2023.

WhatsApp Image 2023-04-14 at 09.50.27.jpeg

Recepção dos Alunos

Os alunos foram recepcionados por servidores de diferentes setores, pelo Diretor Geral prof. Dr. Walter Luiz Andrade de Oliveira, pelo Grêmio Estudantil, por estudantes do Ensino Médio e pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam na Escola Anísio Teixeira e que cursam a Licenciatura em Matemática no IFSP.

WhatsApp Image 2023-04-14 at 10.27.08.jpeg
Conhecendo os Laboratórios

Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer os laboratórios e participar de duas oficinas: uma com a utilização do Teodolito para medição de ângulos e distâncias e outra sobre jogos africanos e indígenas. Além disso, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre os dois cursos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo Instituto: Técnico em Informática e Técnico em Edificações.

foto.png
Oficinas

Em um outro momento, os alunos ouviram de estudantes do Ensino Médio, que hoje estudam no Instituto Federal e que vieram da Escola Anísio Texeira, sobre as possibilidades que o IFSP disponibiliza como, por exemplo, bolsas de permanência, bolsas de pesquisas, bolsas de extensão, participação em eventos, estágios e participação em competições esportivas nacionais.

WhatsApp Image 2023-04-14 at 18.04.23.jpeg
Conversa com o Grêmio Estudantil sobre as possibilidades que o IFSP oferece

A visita dos estudantes da Escola Anísio Texeira faz parte das ações do PIBID/Matemática. O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Na referida escola, o PIBID atua em quatro diferentes frentes: (i) Educação Matemática Inclusiva; (ii) Educação Matemática Financeira; (iii) Criação coletiva de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na escola e; (iv) Preparação dos estudantes do 9º para o processo seletivo do IFSP.

WhatsApp Image 2023-04-14 at 18.04.24.jpeg
Escola enquanto lugar de encontro

Os coordenadores do PIBID, prof. Dr. Everaldo Gomes Leandro e profa. Ma. Maura Araujo Dias, avaliam que “tal visita contribuiu para que os estudantes da Escola Anísio Teixeira pudessem perceber o Instituto Federal de São Paulo como uma possibilidade para cursar o Ensino Médio em Campos do Jordão. Esperamos que no próximo ano tais estudantes estejam estudando conosco e desfrutem de um Ensino Médio com altíssima qualidade e que tem por objetivo preparar o estudante para a vida”.