INTEGRANTES DO GRUPO DE ESTUDOS SERAFIM - IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO SÃO PREMIADOS NA VII FEIRA DE CIÊNCIA DO VALE DO RIBEIRA (FECIVALE)
Ailton Krenak, uma importante liderança indigena brasileira, nos ensina que atualmente a humanidade está descolada do organismo que é a terra e que “os únicos núcleos que ainda consideram que precisam ficar agarrados nessa terra são aqueles que ficaram meio esquecidos pelas bordas do planeta, nas margens dos rios, nas beiras dos oceanos, na África, na Ásia ou na América Latina. São caiçaras, índios, quilombolas, aborígenes — a sub-humanidade.”
O grupo de estudos Serafim - Ideias para Adiar o Fim do Mundo do IFSP surge, entre outras coisas, da ideia de que essa sub-humanidade é e será protagonista das mudanças que nosso planeta necessita para que nossa (bio)diversidade possa ser preservada. Como objetivo, o grupo busca tecer relações com comunidades tradicionais do Vale do Ribeira e multiplicar possibilidades de vida.
Enquanto pesquisadores(as), nossas investigações almejam alcançar esse objetivo e como uma das ações do grupo está a divulgação das pesquisas para a comunidade. É desse entendimento que algumas das nossas pesquisas foram apresentadas na VII Feira de Ciências do Vale do Ribeira - FECIVALE.
A Semana trouxe como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Alguns dos trabalhos premiados na feira foram desenvolvidos sob orientação dos pesquisadores do SERAFIM e mostram que os olhares e o reconhecimento dos saberes, tecnologias e inovações devem estar para além desses 200 anos e, principalmente, para além de uma ciência monocultural. Entre os trabalhos premiados estão:
PRÊMIO DESTAQUE - CATEGORIA ENSINO MÉDIO
A geometria das cestarias e as narrativas do povo Guarani Mbya de Cananeia-SP
O trabalho é realizado pelas estudantes Maria Eduarda Nogueira de Andrade (PIBIC-EM/CNPq) e Isabella Rodrigues Gonzalez (PIBIFSP) e orientado pelos(as) professores(as) Me. Douglas Daniel (IFSP-RGT), Dr. Everaldo Gomes Leandro (IFSP-CJO), Ma. Fernanda da Silva Carneiro (Serafim/Amoras), Ma. Maisa C. Fidalgo Ramos (IFSP-RGT) e Marta Estela Abreu de Souza (IFSP-RGT). O objetivo da pesquisa foi investigar a geometria produzida pelo povo Guarani Mbya de Cananéia - SP da aldeia Takuari Ty, a partir das suas narrativas sobre seu saber e fazer.
PRÊMIO DESTAQUE COM INDICAÇÃO PARA A 38ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (MOSTRATEC)
As fantásticas histórias de Malba Tahan em Libras: possibilidades de tradução, contação de história e matemática
O acesso aos bens culturais deve ser para todos(as) e servir também à aprendizagem e à criação que incluam experiências humanas diversas e não apenas àquelas normatizadas pela nossa sociedade. Essa pesquisa objetivou compreender os desafios e as possibilidades de tradução e contação em Libras das histórias presentes no livro “O Homem que Calculava” do escritor modernista brasileiro Malba Tahan. A pesquisa e produção são realizadas pelos estudantes Braian Azevedo Alcini Ribeiro (PIBIFSP) e Mariana Paiva Mendes (Bolsa Ensino IFSP), e orientada pelos(as) professores(as) Me. Douglas Daniel (IFSP-RGT), TILSP Elaine Jeremias Pereira Costardi (IFSP-RGT), Dr. Everaldo Gomes Leandro (IFSP-CJO), Me. Gabriel Silva Xavier Nascimento (IFSP-RGT), Me. Karla da Conceição Ferreira (IFSP-RGT) e Marta Estela Abreu de Souza (IFSP-RGT).
PRÊMIO DESTAQUE COM INDICAÇÃO PARA A 21ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA (FEBRACE)
Finalmente, a pesquisa premiada como Destaque com Indicação para a FEBRACE, intitulada “Os desafios na formação para mudanças climáticas nos cursos técnicos da área de construção civil” avalia as lacunas na formação sobre mudanças climáticas com profissionais atuantes no mercado de trabalho e professores da mesma área e, ainda, como essas lacunas se refletem na formação dos estudantes dos cursos técnicos de edificações e de construção civil do IFSP. A pesquisa é realizada pela estudante Yasmin Gomes da Silva (PIVICT), orientada pelas professoras Dra. Fernanda Cristina dos Santos Tibério (IFSP-SRQ) e Mariana Dias de Andrade (IFSP-RGT).
Muito antes da independência, conhecimentos e tecnologias de povos tradicionais deste território já moldavam o mundo humano. Hoje ainda buscamos para todos(as) essa tal de independência. É também olhando para conhecimentos e perspectivas diversas que podemos criar novas possibilidades de mundos. Mundos presentes e futuros para além da crise climática, ambiental e social que vivemos. Ailton Krenak nos guia: "o futuro é ancestral".
Imagem 1: Prof. Me. Douglas, TILSP Elaine Costardi e seus bolsistas na VII FECIVALE.
Imagem 2: Profa. Ma. Fernanda Carneiro e suas bolsistas recebendo a premiação.
Imagem 3: Bolsista Yasmin Gomes apresentando sua pesquisa na VII FECIVALE.
Imagem 4: Profa. Dr. Fernanda Tibério e sua bolsista Yasmin Gomes.
Redes Sociais