IFSP exigirá vacinação contra a Covid-19 para atividades presenciais
Alunos já podem enviar o comprovante por meio do SUAP
O IFSP publicou, no último dia 29 de janeiro, a Portaria Normativa n.º 37/2022, que dispõe sobre a comprovação de esquema vacinal contra a Covid-19 em todas as unidades da Instituição a partir de 7 de fevereiro.
As atividades acadêmicas presenciais poderão ser retomadas, conforme decisão de cada câmpus, desde que considerados os condicionantes apontados na Portaria n.º 620/2022, como a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19, e respeitado o Protocolo de Biossegurança para as Atividades Presenciais do IFSP.
A comprovação de esquema vacinal vale para servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados, estudantes, estagiários e público em geral. Todos deverão comprovar o esquema vacinal completo (vacina de duas doses ou dose única) contra a Covid-19. Excepcionalmente, será aceita a entrada de pessoas que tenham iniciado o esquema vacinal e estejam aguardando o período para a segunda dose.
A vacinação poderá ser comprovada com os seguintes documentos oficiais: certificado digital de vacinação disponibilizado pelo Estado de São Paulo nas plataformas Vacina Já ou Poupatempo Digital; carteira de vacinação digital (ou impressa), disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde — Conecte SUS; comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacina.
Não vacinados
Para ingressar no IFSP, pessoas não vacinadas deverão apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativo para Covid-19 realizado nas últimas 72h (a partir da coleta do exame) e entregar o termo de apresentação de testes (anexo II da Portaria Normativa n.º 37/2022).
Estudantes
Os alunos deverão apresentar, a partir do dia 07 de fevereiro de 2022, a comprovação do esquema vacinal por meio do módulo de requerimentos do SUAP.
O vídeo tutorial abaixo, elaborado pelo IFSP Câmpus Boituva, explica o passo a passo de como realizar o procedimento:
https://www.youtube.com/watch?v=qaeg2T4SyPQ – Como encaminhar o comprovante de vacinação pelo módulo de Requerimentos do SUAP
Os alunos poderão encaminhar a cópia digitalizada da carteira de vacinação ou a Carteira de Vacinação Digital disponível na plataforma Conecte SUS. Veja o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=-xx57qQ3WBY – Como emitir a Carteira de Vacinação Digital pela plataforma Conecte SUS
Será aceito também o Certificado Digital de Vacinação emitido pelo Estado de São Paulo no Poupatempo digital:
https://www.youtube.com/watch?v=pp5FDiNAOws – Como emitir o Certificado Digital de Vacinação pelo Poupatempo Digital SP
Aos discentes que não apresentarem o comprovante de vacinação ou a contraindicação da vacina ou, ainda, teste negativo para Covid-19, não será permitido o registro de frequência e nota de qualquer atividade presencial de ensino, pesquisa e extensão.
O estudante que comprovadamente tiver contraindicação médica ou técnica para vacinação fará jus ao regime de exercícios domiciliares.
A Portaria n.º 620/2022 orienta os procedimentos a serem adotados quando for detectada suspeita de contaminação por Covid-19 entre alunos.
Terceirizados
Trabalhadores terceirizados que não se vacinarem ou adotarem o esquema de apresentação de testes ficarão impedidos de acessar as dependências das unidades do IFSP, sendo tomadas as medidas cabíveis em relação aos respectivos contratos.
Público geral
O público em geral deverá, para acessar as dependências do IFSP, portar cópia do comprovante de vacinação ou apresentação de teste, podendo esse documento ser solicitado na entrada ou a qualquer tempo de sua permanência nas instalações da Instituição.
As medidas apontadas na Portaria Normativa n.º 37/2022 não suspendem os demais cuidados contidos em outros normativos do IFSP, tais como o previsto no Protocolo de Biossegurança.
O IFSP seguirá baseando suas orientações e decisões a respeito da pandemia de Covid-19 em critérios técnicos e informações com base científica.
Documentos
Portaria Normativa n.º 37, de 29 de janeiro de 2022
Portaria n.º 620, de 29 de janeiro de 2022
Redes Sociais