Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP-CJO realiza II SELIV
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP-CJO realiza II SELIV

  • Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h56
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 16h44

O II Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba (SELIV), realizado no último dia 31 de agosto no Câmpus Campos do Jordão, foi um sucesso! Com o tema LÍNGUA, LITERATURA E ENSINO: DIÁLOGOS ACADÊMICO-PEDAGÓGICOS, o II SELIV aproximou atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O evento foi financiado pela reitoria do IFSP e contou também com a colaboração do IFSP Câmpus Suzano e com governo do estado de São Paulo, em parceria com o Alojamento do Museu Felícia Leirner, que recebeu os alunos do IFSP. Tivemos também o apoio de estabelecimentos e instituições, tais como Câmara Municipal de Campos do Jordão, Hotel Moinho Itália, Universidade Federal Fluminense, Academia Duda Fitness e restaurante Cacerola.

O SELIV abriu a sua programação com a palestra Pra quê serve um curso de Letras do Prof. José Luiz Fiorin (USP). Na sequência, pesquisadores das 5 regiões do Brasil apresentaram seus trabalhos na área de línguas no formato de comunicação oral e pôster.

No período da tarde, o público pôde participar de minicursos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, LIBRAS e Literatura com professores das universidades federais de São Paulo, Rio de Janeiro, Viçosa e Instituto Federal de São Paulo.

MINICURSOS:

“O Fantástico e o Sobrenatual na Literatura para Jovens” (Juliana Topan, IFSP)

“Perspectivas Teóricas e o Ensino de Inglês” (Marcello Marcelino, Unifesp)

“Contribuições da Fonologia para o Ensino” (Eliete Silveira, UFRJ)

“(Anti) Políticas para a Ensinagem e a Formação de Professores de Espanhol” (Antonio Ferreira, UFRJ)

“Dicionário LIBRAS/ Português: possibilidades na prática pedagógica” (Ana Luisa Borba Gediel, UFV)

O II SELIV encerrou o seu dia com a mesa-redonda Práticas de Escrita na Escola mediada pelo professor Marcello Marcelino (Unifesp) e composta pelos professores Orlando Vian Junior (viés linguístico) e Renata Philippov (viés literário), ambos da Universidade Federal de São Paulo.

SELIV em números:

59 trabalhos aceitos para apresentação de pôsteres

89 trabalhos aceitos para comunicação oral

316 inscritos

O SELIV também contou com a participação de grupos de alunos e professores dos campi Avaré, Capivari, Pirituba, Registro, São João da Boa Vista, São Paulo, São Roque, Sorocaba e Suzano do IFSP, bem como com grupos da CEFET-MG, Centro Universitário Teresa D´Ávila, Escola de Especialistas da Aeronáutica, Mackenzie, UERJ, IFB, IFF, IFGO, IFRJ, PUC, UNESP Assis, UFBA, Unifesp, UFF, UFJF, UFMS, UFPR, UFSCAR, UFRO, Universidade São Bento do Sapucaí, USP, Unitau dentre outros.

A comissão organizadora do II SELIV (https://eventos.ifspcjo.edu.br/SELIV/) agradece imensamente à reitoria do IFSP, a todos os participantes, professores convidados, avaliadores, mediadores, alunos-monitores, colaboradores e a todos os envolvidos direta ou indiretamente no evento. Que venha o 3º SELIV!

“Agradeço vivamente o carinho com que fomos recebidos. O seminário foi maravilhoso. (José Luiz Fiorin, USP)

“Lindo e motivante trabalho da comissão organizadora.” (Antonio Ferreira, UFRJ)

“Uma injeção de afetividade para continuar seguindo com bastante esperança na vida de pesquisador e docente... Foi, sem dúvidas, um dos melhores que já participei.” (Douglas Vidal, Unifesp)

“Um evento que valeu a pena... rendeu, aprendi, vi trabalhos interessantes... Me surpreendi.” (Letícia Amaral, Unifesp)

Depoimento:

"Tive o prazer de participar do 2º SELIV como palestrante de minicurso e pude acompanhar todas as atividades acadêmicas previstas para o dia, entre elas, conferência, comunicações orais, pôsteres, minicursos e mesa redonda. Em primeiro lugar, gostaria de destacar a experiência que o evento possibilitou ao permitir a interlocução dos participantes com um público bastante eclético: alunos do ensino médio, licenciandos, professores em serviço da área de Letras e outras áreas, acadêmicos de pós-graduação e demais pesquisadores. Essas diferentes fases formativas e olhares para as questões da linguagem só enriqueceram ainda mais o evento e o debate. Foi muito bonito acompanhar, por exemplo, as perguntas de alunos dos primeiros períodos de Letras para nosso querido professor José Luiz Fiorin. Segundo, destaco a qualidade das comunicações orais e pôsteres que pude acompanhar e dialogar com os pesquisadores. Muitos viram no Seliv a oportunidade de apresentar pela primeira vez os dados parciais de suas pesquisas em desenvolvimento. Contar com um evento que promova esse debate na região do Vale do Paraíba me parece fundamental para o crescimento das discussões sobre políticas de ensino de línguas na região. Além disso, vale destacar que o seminário é gratuito e isso o torna bastante acessível. Terceiro, como professor de língua espanhola, fiquei muito feliz com a presença de licenciandos de Letras (Português/Espanhol) do 2º período do IFSP, campus Avaré, e de professores da área de Letras, Geografia e Engenharia no meu minicurso sobre políticas linguísticas para o ensino de línguas. A troca com os colegas de diferentes áreas permitiu construir sentidos para a necessidade de políticas educacionais mais coerentes para o aluno da educação básica e da escola contemporânea que queremos. Por último, não posso deixar de destacar todo o carinho e zelo da comissão organizadora com os professores convidados para o seminário. A gentileza começou já na troca de e-mails e foi ampliando nas questões de ordem logística e na estadia na linda Campos do Jordão. Parabenizo toda a comissão organizadora pela qualidade do trabalho e a resistência de acreditar na importância do diálogo em momentos tão difíceis para a educação brasileira. Com certeza, ter participado do Seliv já é uma memória muito carinhosa em minha trajetória profissional. Que venham muitas edições do Seliv nos próximos anos!!”

(Antonio Ferreira, UFRJ)

Veja, abaixo, algumas imagens do evento ou clique aqui para ver todas as fotos.

2019 SELIV Abertura Oficial - Pró-reitor de Desenvolvimento do IFSP, Diretor Geral do IFSP - CJO, Secretária de Educacao de CJO e Presidente do II SELIV.jpg

Imagem 1: 2019 SELIV Abertura Oficial - Marta Esteves (Secretária de Educação de Campos do Jordão), Walter (Diretor Geral do IFSP - CJO), Silmário (Pró-reitor de Administração do IFSP)  e Stefanie (Presidente do II SELIV).

 

Conferencia de Abertura com o professor José Luiz Fiorin (USP).jpg

Imagem 2: Conferencia de Abertura com o professor José Luiz Fiorin (USP).

 

Pró-reitor de Administração e Desenvolvimento IFSP, Presidente do II SELIV, Fiorin (USP), Diretor Geral IFSP-CJO, Diretor Financeiro IFSP.jpeg

Imagem 3: Silmário (Pró-reitor de Administração do IFSP), Stefanie (Presidente do II SELIV), Fiorin (USP), Walter (Diretor Geral IFSP-CJO), José Roberto (Assessor de Administração e Finanças IFSP).

 

Lugar de mae (interrocacao) Eh onde a gente quiser, inclusive em evento acadêmico com trocando ideia com o Fiorin.jpg

Imagem 4: Lugar de mãe? É onde a gente quiser, inclusive em evento acadêmico trocando ideia com o Fiorin.

 

Sessao de pôster.JPG

Imagem 5: Sessão de pôster.

 

Sessão de pôster.JPG

Imagem 6: Sessão de pôster.

 

Parte da Comissão Organizadora.jpg

Imagem 7: Parte da Comissão Organizadora.

 

Parte dos alunos-monitores.jpg

Imagem 8: Parte dos alunos-monitores.

 

Café de Encerramento.jpeg

Imagem 9: Café de Encerramento.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página