Página inicial > Últimas Notícias > 6.º Concurso das Pontes de Palitos

6.º Concurso das Pontes de Palitos

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 18h34
  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h10

No dia 18 de novembro de 2016, realizamos o "6.º Concurso das Pontes de Palitos", em nosso câmpus, com os alunos do módulo 2, do curso técnico em Edificações. Para este evento, os alunos deveriam construir uma ponte com palitos, como, por exemplo, espetos para churrasco, ou outros materiais permitidos no regulamento, que possuíssem, pelo menos, um metro de vão entre os apoios, massa total de 800g e que suportasse a maior carga possível pendurada no meio do vão, com um mínimo alvo de 100kg. Para isto, deveriam aplicar os conhecimentos de cálculo de treliças, estudados na disciplina "Resistência dos Materiais 1" e considerarem o efeito da flambagem (instabilidade) de barras comprimidas, visto na disciplina "Resistência dos Materiais 2", ministradas pelo professor Walter Andrade de Oliveira.

A ponte vencedora, grupo 4, conseguiu suportar uma carga de 199,5kg, e foi construída pelos alunos Gustavo, Geovana e Edilaine. Apesar de todo o esforço e trabalho das equipes, o recorde de capacidade de carga permanece com a ponte construída no primeiro semestre de 2014, pelos alunos Bruno Demonte Pontes e Frederico José Kiss, que conseguiu suportar uma carga de 585kg, pesando apenas 842g.

Grupo vencedor - alunos Geovana, Gustavo e EdilaineGrupo 1 - alunos Willyan, Marcos e Weslley Grupo 2 - alunos Luiz Paulo, José Geraldo, Allef e Carla (ausente)Grupo 3 – Ailton, Thalita e ClaytonGrupo 5 - Rafael e AdoniasGrupo 5 – Mário, Tavyane, Ricardo e Renata (ausente)Grupo 6 – Fernando e Victor (ausente)