Página inicial > Últimas Notícias > CÂMPUS CAMPOS DO JORDÃO DESENVOLVE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA O RECEPTIVO TURÍSTICO E SETOR GASTRONÔMICO

• Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 14h56
  • Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 17h10

Com o objetivo de inserção profissional da população local e melhoria na qualidade dos serviços turísticos prestados no município de Campos do Jordão, o nosso câmpus iniciou, no 2.º semestre de 2016, o oferecimento de cursos de formação inicial e continuada de "Monitor de Turismo" e "Panificação e Confeitaria". Os cursos são gratuitos e iniciaram as suas atividades no dia 55 de agosto e terão o seu término previsto para dezembro de 2016.

O curso de Monitor de Turismo visa preparar os profissionais de turismo que atuam na condução de grupos em veículos recreativos - trenzinhos. Possui carga horária total de 52 horas e oferta de turmas no período matutino e noturno. As aulas abordam temas como ética, relacionamento interpessoal, história da região, patrimônio artístico e cultural, além de técnicas operacionais de condução de grupos, que, em conjunto, oferecem a oportunidade de os estudantes ampliarem o conhecimento sobre a cidade e melhorarem o modo de recepção dos turistas.

O professor e idealizador do curso, Udo Alexandre Wagner, afirma que a oferta do curso de Monitor de Turismo é fruto da parceria entre o câmpus Campos do Jordão, a prefeitura de nosso município e os concessionários de transportes turísticos da cidade. O curso prepara os profissionais que atuam no receptivo da cidade, além de atender à legislação municipal, que exige que os monitores frequentem cursos de qualificação e reciclagem.

O curso de "Panificação e Confeitaria" tem como objetivo oferecer capacitação profissional para os cidadãos da cidade de Campos do Jordão, que almejam atuar no setor de panificação e confeitaria. O curso possui carga horária total de 100 horas e é oferecido no "Centro Gastronômico Doutor Franklin Alkmin Bueno Maia” – prédio II de nosso câmpus, localizado na Vila Jaguaribe. O curso é composto por aulas teóricas e práticas, enfocando a ciência e a tecnologia no processo de fabricação de pães, bolos e tortas. Também são abordadas as características das matérias-primas, equipamentos, normas e padrões de qualidade, higiene, segurança, prevenção de acidentes e preservação ambiental.

A proposta do curso de “Panificação e Confeitaria” é uma iniciativa dos professores Ana Lúcia Cunha e Kleber de Oliveira, que buscam fornecer subsídios para o desenvolvimento do olhar crítico e compreensivo do aluno sobre o processo de panificação e confeitaria. Assim, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em diferentes estabelecimentos gastronômicos da cidade, como em padarias, cafés, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e elaboração de café da manhã nos meios de hospedagem e em outros locais.