Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Campos do Jordão realiza conscientização aos alunos sobre preservação do patrimônio

Visando garantir um ambiente escolar de qualidade para os alunos do IFSP, o Câmpus Campos do Jordão promove a campanha #EucuidcoraçãodomeuIF!

  • Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 22h51
  • Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 08h43
  • Acessos: 14041
imagem sem descrição.

A ação objetiva conscientizar os alunos do Câmpus acerca da importância de se preservar o patrimônio público escolar. Para tanto, é necessária a união de servidores, alunos e comunidade em torno do ideal de valorização e preservação, visto que o patrimônio público é um bem comum e, portanto, todos devem protegê-lo.

O trabalho de conscientização já começou a ser desenvolvido nas turmas iniciais de cada curso por meio de conversas realizadas com os alunos. Nos diálogos, foram abordados aspectos que influenciam no patrimônio público, como: a reponsabilidade pela preservação; a dificuldade de aquisição de patrimônio frente aos cortes orçamentários sofridos pelas instituições públicas de educação; a possibilidade de investimento em outras áreas gerada pela economia de recurso, dentre outros.

A necessidade de conscientização por meio de uma campanha oficial foi constatada diante das ocorrências de depredações nos bancos, nas carteiras escolares e, principalmente, nos banheiros feminino e masculino. É importante ressaltar que qualquer dano causado ao patrimônio público impacta no direcionamento dos recursos no Câmpus, visto que a despesa com manutenção interdita o investimento em outras áreas.

A preservação tem que ser levada a sério!

Ajude a preservar o patrimônio

Qualquer ato de depredação do patrimônio público no Câmpus Campos do Jordão deve ser informado à Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) pessoalmente ou pelo e-mail cae.cjo@ifsp.edu.br.

O que diz a legislação

Servidores: a Lei 8.112, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, destaca em seu artigo 116, no inciso VII, que é dever do servidor zelar pela economia do material e pela conservação do patrimônio público.

Alunos:

  • Vale ressaltar que, segundo a Lei Nº 4.717/65, “o Patrimônio Público é o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública”.
  • O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/90) diz sobre o estudante que causar dano ao patrimônio público: Art. 116 – “Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano (...)”
  • Depredação do Patrimônio Público é crime, como consta no Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre dano ao patrimônio público: Art. 163.
registrado em:
Fim do conteúdo da página