Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso de Pedagogia do IFSP em Campos do Jordão recebe nota máxima na avaliação do MEC

 A licenciatura obteve nota 5 na avaliação que considerou organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura 

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 14h29
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 15h03
  • Acessos: 971
 
O curso gratuito de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) conquistou a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O objetivo dessa avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

E o que significa receber a nota máxima? Demonstra que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.

Um dos pontos que conferem a nota 5 ao curso, numa escala de 1 a 5, é o apoio da Instituição aos alunos por meio de ações de acolhimento, permanência e acessibilidade, assim como o suporte psicopedagógico e a oportunidade de participação em ações acadêmicas.  

Vitória Isabeli Rafael de Castro, aluna do último semestre da licenciatura, conta que por 18 meses foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que proporciona aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. As atividades, junto ao programa, foram iniciadas em outubro de 2020, de forma remota, devido à pandemia da covid-19. "Esse programa é muito importante para conhecer a docência antes mesmo de qualquer estágio, e acaba permitindo criar vínculos com outra instituição de ensino e conhecer ainda mais o lado humano da Pedagogia”, avalia.

 

Vitoria junto a colgas e docentes durante o projeto sobre gênero e sexualidade realizado pelo curso de Pedagogia.jpeg

Foto 1: Vitoria junto a colgas e docentes durante o projeto sobre gênero e sexualidade realizado pelo curso de Pedagogia

 

O Pibid é apenas uma das possibilidades disponíveis aos alunos para a vivência da prática docente. No Câmpus Campos do Jordão a Brinquedoteca e o Laboratório de Práticas Pedagógicas são duas outras ferramentas que “propiciam aos acadêmicos experiências voltadas à construção de saberes convergentes com o perfil do egresso que se pretende formar”, conta a coordenadora do curso, Ana Paula Azarias da Fonseca. 

A docente lembra que para concluir o curso, o aluno deve cumprir centenas de horas de estágio obrigatório perpassando pelas séries iniciais, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Infantil, Espaços não escolares e Gestão Escolar, além de participar de seminários, estudos curriculares, projetos de iniciação científica, monitoria, projetos de extensão, entre outras atividades.  

Na avaliação de Tamires Cristina Moura Silva, colega de sala da Vitória, o IFSP de fato oferece diversas oportunidades acadêmicas: “eu sempre participo de todas as palestras e mesas-redondas oferecidas; sempre temos acesso a debates com temas relevantes e aprendo bastante com os palestrantes”. No ano passado, Tamires foi monitora do 3º Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. “Percebo que foi muito importante para a minha formação”, garante.

 

Tamires durante o Seminário de Educação de Campos do Jordão ( SECJO).jpeg

Foto 2: Tamires durante o Seminário de Educação de Campos do Jordão ( SECJO)

 

Outro destaque da Instituição, segundo as alunas, é o corpo docente, composto por muitos mestres e doutores. “Nossos professores são muito qualificados e trazem o conhecimento e a experiência deles para nossas aulas, eles estão sempre nos incentivando a pensar criticamente sobre as questões educacionais e a fazer pesquisas acadêmicas. Nossas disciplinas são diversificadas e atendem às demandas da atualidade, isso eu não observava nas outras instituições. No nosso estágio precisamos fazer a junção da teoria e da prática, o que vejo que contribui para minha formação profissional, pois repenso em muitas práticas utilizadas que precisam ser melhoradas”, analisa Tamires, que, atenta a essa visão crítica e humanística, planeja se especializar e trabalhar com educação inclusiva.

 

Tamires.jpeg

Foto 3: Tamires 

 

Vitória destaca a estrutura do curso oferecida aos estudantes, como as obras disponíveis na biblioteca e o laboratório de informática, mas ela também enaltece, sobretudo, os professores. “Além de possuir um olhar teórico sobre os conteúdos, os docentes possuem também um olhar sensível para as relações humanas, afinal, isso é ser pedagogo. Os professores buscam mediar a construção de conhecimentos para que se formem cidadãos críticos e pensadores”, conclui a futura pedagoga, que atualmente realiza um estágio no setor educativo do Museu Felicia Leirner. 

De acordo com a docente Ana Paula, esse olhar humanista apontado pelas estudantes é um trabalho constante do corpo docente, alcançado com o apoio da equipe técnico-administrativa e gestora. “Ao ter esse olhar humanista, orientado pela missão de construir uma proposta libertária de formação docente, buscamos concretizar o currículo de forma a promover a ‘educação com’ e não apenas a ‘educação para’, nós nos pautamos também pelos princípios da gestão democrática e participativa. Procuramos partilhar saberes, dialogar incessantemente, sempre respeitando os valores e a cultura local, pensando a educação local, regional e nacional, fomentando discussões críticas e bem embasadas sobre as mais diversas esferas de atuação do pedagogo.” 

Por fim, a coordenadora do curso destaca o compromisso dos alunos na busca por uma educação de qualidade para todos. “Não é fácil fazer educação em nosso País; em nossa cidade tão carente, encontramos dificuldades de toda ordem, mas encontrei aqui pessoas aguerridas, dispostas a trabalhar com seriedade e comprometimento pela educação das gerações vindouras”, conta. 

Sobre o curso 

O curso de Licenciatura em Pedagogia permite ao egresso atuar em duas frentes de trabalho: docência e gestão escolar ou educacional, tanto em espaços escolares quanto em não escolares. Portanto, o pedagogo é tanto professor, quanto especialista em educação. 

O futuro pedagogo poderá atuar tanto na docência, em diversos níveis e modalidades, como em gestão  – nas redes de ensino pública e/ou privada – em diversos cargos: direção, coordenação pedagógica, supervisão escolar, entre outros, além da atuação em espaços não escolares (museus, hospitais, ONGs etc.). 

Saiba mais sobre o curso em: https://www.ifspcjo.edu.br/superiores/licenciaturas#pedagogia 

 

Vitoria em confraternização com amigos do curso.jpeg

Foto 4: Vitoria em confraternização com amigos do curso 

registrado em:
Fim do conteúdo da página