Página inicial > Últimas Notícias > Área de Turismo do IFSP-CJO realiza atividades on-line para manter o contato com os alunos durante o período de quarentena

• Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 11h17
  • Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 11h18

A área de Turismo do Câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de São Paulo desenvolveu atividades visando manter aproximação com os alunos, durante o período de quarentena e suspensão das atividades no Instituto.

Os professores promoveram um conjunto atividades on-line ao longo dos meses de abril e maio, que visaram levar conteúdo aos alunos dos cursos técnicos de Eventos e Hospedagem e do curso superior em Gestão de Turismo.

As atividades se iniciaram com um encontro virtual entre os docentes e alunos do curso superior em Gestão de Turismo do IFSP Câmpus Campos do Jordão e Câmpus Cubatão. A atividade consistiu em um bate-papo abordando o tema "Turismo Pós-Crise Demandará Profissionais mais Qualificados? Reflexões, Perspectivas e Ações", que foi moderado pela professora Valéria Fedrizzi (Campos do Jordão) e professor Thiago Schulze (Cubatão).

A atividade fez tanto sucesso que foi feita uma segunda edição transmitida pelo YouTube chamada "Live Tur - Intercampi - Turismo e Covid-19: Cenários e Perspectivas", e contou com a participação dos seguintes palestrantes: professora Cinthia Rolim de Albuquerque Meneguel (Câmpus Cubatão), professor Dennis Fujita (Câmpus São Paulo), professor Daniel Righi (Câmpus Campos do Jordão) e professor Alexandre Prado (Câmpus Barretos).

Por meio de plataformas digitais foram realizadas um conjunto de oficinas e bate-papos, dentre elas destaca-se "A hora do Fuxico", apresentada pela professora Pamela Leal, que proporcionou um encontro entre alunos e professores para se aprender a fazer um artesanato cultural. O fuxico é uma técnica artesanal em que há o reaproveitamento de retalhos de tecidos.

Também foi realizado o bate-papo "O que você precisa saber para fazer seu pão em casa: Técnicas Básicas de Panificação", promovido pelo professor Kleber de Oliveira, que apresentou conceitos sobre ingredientes, equipamentos, utensílios e procedimentos básicos de panificação caseira, além de ensinar a fazer um pão caseiro.

JWKX5265[1].JPG

Imagem 1.

As atividades encerraram com o "Encontro Cervejeiro" promovido pela professora Pamela Leal e foi um bate-papo sobre a história da cerveja e curiosidades da fabricação com o cervejeiro da Cervejaria Campos do Jordão, Márcio Miguel da Silva e o professor do IFSP-CJO Leandro Paschaloto.

NAMV4566[1].JPG

Imagem 2.

Mais ações estão previstas para o mês de junho, de modo a estreitar os vínculos de união e aprendizado entre a comunidade acadêmica, durante este momento atípico devido a pandemia de covid-19.

IMG_9357[1].JPG

Imagem 3.