Página inicial > Últimas Notícias > Evento nacional na área de Física reúne escolas em Campos do Jordão

Evento nacional na área de Física reúne escolas em Campos do Jordão

• Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h45
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h54

De 01 a 05 de setembro aconteceu em Campos do Jordão um encontro conjunto dos principais eventos nacionais de física nuclear e física de altas energias: o Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC) e a Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (RTFNB). Na ocasião, realizou-se também o Workshop 2019 da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE).

evento em Campos do Jordão

Uma das atividades propostas nesse encontro foi a edição especial do MasterClass, organizado pelo SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) na Escola Estadual Expedito Camargo Freire. Participaram do MasterClass os professores Cleide Rizzatto, do câmpus Suzano/IFSP e Waldemir de Paula Silveira, do câmpus Campos do Jordão/IFSP. Além do IFSP-CJO, a escola E.E. Expedito Camargo Freire recebeu as escolas E.E. Theodoro Correa Cintra, também de Campos do Jordão e   E.E Ryoiti Yassuda e E.E. Dr. João Pedro Cardoso, de Pindamonhangaba.

O MasterClass é um evento internacional de divulgação científica, que objetiva colocar estudantes e professores de ensino médio em contato com a física de partículas. No evento em Campos do Jordão, estudantes assistiram a palestras sobre Física de Altas Energias, aceleradores e realizaram exercícios com dados reais do Large Hadron Collider (LHC). Além disso, também tiveram a oportunidade de observar o funcionamento de uma câmara de nuvens e participar de jogos e atividades didáticas.

Após o encontro na escola, os estudantes e seus professores foram ao Hotel Orotour, sede do evento, onde participaram de uma mesa redonda com pesquisadores e da sessão de   pôsteres do dia. O Masterclass realizado pelo SPRACE ocorre anualmente, em geral nos meses de fevereiro e março. Participam várias escolas de São Paulo, entre as quais o IFSP (campus São   Paulo e campus Suzano). Desde 2017 o SPRACE também realiza uma edição somente para meninas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Informações sobre o Masterclass organizado pelo SPRACE podem ser encontradas em https://sprace.org.br/.

profa. Cleide jogos didáticos

Fonte: http://szn.ifsp.edu.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=1153&catid=63&Itemid=319&fbclid=IwAR2a4teOt2ilakZNt-oDw8h2u3hFYvGqvp_I5cNFQgX8rkh2oJhQ5HJRel4