Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento nacional na área de Física reúne escolas em Campos do Jordão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Evento nacional na área de Física reúne escolas em Campos do Jordão

  • Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h45
  • Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 20h54

De 01 a 05 de setembro aconteceu em Campos do Jordão um encontro conjunto dos principais eventos nacionais de física nuclear e física de altas energias: o Encontro Nacional de Física de Partículas e Campos (ENFPC) e a Reunião de Trabalho sobre Física Nuclear no Brasil (RTFNB). Na ocasião, realizou-se também o Workshop 2019 da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE).

evento em Campos do Jordão

Uma das atividades propostas nesse encontro foi a edição especial do MasterClass, organizado pelo SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center) na Escola Estadual Expedito Camargo Freire. Participaram do MasterClass os professores Cleide Rizzatto, do câmpus Suzano/IFSP e Waldemir de Paula Silveira, do câmpus Campos do Jordão/IFSP. Além do IFSP-CJO, a escola E.E. Expedito Camargo Freire recebeu as escolas E.E. Theodoro Correa Cintra, também de Campos do Jordão e   E.E Ryoiti Yassuda e E.E. Dr. João Pedro Cardoso, de Pindamonhangaba.

O MasterClass é um evento internacional de divulgação científica, que objetiva colocar estudantes e professores de ensino médio em contato com a física de partículas. No evento em Campos do Jordão, estudantes assistiram a palestras sobre Física de Altas Energias, aceleradores e realizaram exercícios com dados reais do Large Hadron Collider (LHC). Além disso, também tiveram a oportunidade de observar o funcionamento de uma câmara de nuvens e participar de jogos e atividades didáticas.

Após o encontro na escola, os estudantes e seus professores foram ao Hotel Orotour, sede do evento, onde participaram de uma mesa redonda com pesquisadores e da sessão de   pôsteres do dia. O Masterclass realizado pelo SPRACE ocorre anualmente, em geral nos meses de fevereiro e março. Participam várias escolas de São Paulo, entre as quais o IFSP (campus São   Paulo e campus Suzano). Desde 2017 o SPRACE também realiza uma edição somente para meninas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Informações sobre o Masterclass organizado pelo SPRACE podem ser encontradas em https://sprace.org.br/.

 profa. Cleide jogos didáticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://szn.ifsp.edu.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=1153&catid=63&Itemid=319&fbclid=IwAR2a4teOt2ilakZNt-oDw8h2u3hFYvGqvp_I5cNFQgX8rkh2oJhQ5HJRel4

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página