Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto desenvolve vídeos sobre a importância do atendimento em LIBRAS ao turista surdo em Campos do Jordão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto desenvolve vídeos sobre a importância do atendimento em LIBRAS ao turista surdo em Campos do Jordão

  • Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 12h56
  • Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 13h28

O projeto de ensino "O atendimento ao turista em língua de sinais" é uma iniciativa do Câmpus Campos do Jordão, que visa chamar atenção para a importância da qualificação em língua brasileira de sinais (LIBRAS) dos profissionais que atuam no atendimento de turistas na cidade de Campos do Jordão.

Coordenado pelos professores Jean Rodrigo Jacinto Conceição Figueiredo, Kleber de Oliveira da Silva e o tradutor e intérprete de LIBRAS Lucas Delbello Santos, o projeto contou com a colaboração da aluna bolsista do curso de licenciatura em Pedagogia, Shirley Rodrigues do Nascimento.


Ao longo de 4 meses, ocorreram diversas atividades, que compreenderam reuniões com a comunidade surda, visando conhecer as dificuldades enfrentadas por eles no processo de atendimento. Esses encontros favoreceram a construção de um roteiro com foco no atendimento em uma pousada e um restaurante. Posteriormente, houve a tradução do roteiro em LIBRAS, ensaios, gravação e edição dos vídeos. O material produzido é inédito, servindo de referência para o ensino do atendimento do turista surdo em LIBRAS no Brasil.

Lucas Delbello destaca que "o projeto se faz necessário para uma interação realmente ativa, proporcionando uma indepêndencia real para o atendimento do indíviduo surdo em lugares que, na maioria das vezes, tais recursos de comunicação são inexistentes. O projeto se mostrou importante dentro do Câmpus, onde a dissiminação da língua se tornou visível e concreta."

O projeto contou com a parceria da Pousada Villa Agi e Restaurante Mercearia Campos, assim como a participação do aluno de pedagogia Ronaldo Silva de Oliveira (Surdo) e Jenifer Elizabete Moreira Marcondes Pase (Surda), que representa a comunidade de Campos do Jordão.

Veja, abaixo, os vídeos do projeto.

 

 


Vídeo 1: Atendimento em uma pousada

 

 

Vídeo 2: Atendimento em um restaurante

 

 

Vídeo 3: Bastidores do projeto

 

Acompanhe nosso canal no youtube: IFSP-CJO Oficial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página