Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Campos do Jordão do IFSP realiza o I Seminário de Educação (I SECJO)

Câmpus Campos do Jordão do IFSP realiza o I Seminário de Educação (I SECJO)

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 11h37
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 11h59

O curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo, Câmpus Campos do Jordão, realizou, nos dias 27 e 28 de maio, o I Seminário de Educação (I SECJO). O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre estudantes e professores do curso de pedagogia, professores da rede municipal de Campos do Jordão, representantes da Pró-reitoria de Ensino do IFSP, pesquisadores de diferentes instituições do Estado de São Paulo e de outros estados. O evento teve como tema “Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo”.

No dia 27, à noite, houve uma conferência de abertura com a profa. Dra. Raquel Quirino, docente do CEFET MG, com o título: “Formação e atuação do/a pedagogo/a no Brasil: desafios e possibilidades. Esta conferência foi realizada no auditório da Câmara Municipal.

Na tarde do dia 28, nas dependências do Prédio II do IFSP de Campos do Jordão, houve oficinas, apresentações de pôsteres de iniciação científica e comunicações orais de pesquisas de mestrandos e doutorandos em educação. Duas docentes do Câmpus, as professoras mestras Eridan Conde e Sheila Gonçalo, foram as responsáveis pelas oficinas, as quais despertaram muita atenção dos participantes. Entre os trabalhos de iniciação científica apresentados, dois eram de graduandos em pedagogia do próprio Câmpus. Os títulos eram: “Postura pedagógica e a dinamicidade científica: possibilidades de análise a partir dos saberes geográficos para o aperfeiçoamento do docente pesquisador”, do aluno Pedro Henrique Joaquim; e “O trabalho do pedagogo na educação profissional do IFSP”, da aluna Thalita Cavassana. Entre os trabalhos de pesquisas de pós-graduandos em educação, foram apresentadas experiências muito significativas, com destaque para a pesquisa “Trabalho do pedagogo na Força Aérea brasileira”, de autoria de Deise Becker Kirsch e Helaine Cia.

Na noite do dia 28, nas dependências da Câmara Municipal, houve uma mesa-redonda com renomadas pesquisadoras da área, as professoras doutoras Leda Scheibe (UFSC), Sandra Urbanetz (IFPR) e Raquel Quirino (CEFET MG). O tema foi “Pedagogia, formação e trabalho do pedagogo”. Os trabalhos foram coordenados pelo prof. Me. Walas Oliveira, docente do Câmpus e organizador geral do evento.

O curso de pedagogia do Câmpus Campos do Jordão agradece a contribuição de todos os professores, técnicos administrativos e alunos que contribuíram para a realização do evento, bem como a presença de todos que prestigiaram nosso I Seminário de Educação.

O “II Seminário de Educação” está previsto para o mês de maio de 2021.

Contamos, desde já, com a presença de todos!

Veja, abaixo, algumas imagens do evento.

SECJO 2019.jpg

Imagem 1.