Página inicial > Últimas Notícias > Prêmio Professores do Brasil: inscrições abertas até 25 de agosto

Prêmio Professores do Brasil: inscrições abertas até 25 de agosto

• Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 11h52
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2017, 12h00

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017 o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Sabemos que registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

Em 2017, temos seis categorias: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

679x209xpremio_professores_brasil.jpg.pagespeed.ic.J3YpN3idhd.jpg

São objetivos do Prêmio:

- reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.

- valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

- dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

- estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.

- oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

ESTADUAL: Placa em homenagem pelo desempenho no Prêmio em seu estado.

REGIONAL: R$ 7.000,00 (sete mil reais), troféu, viagem apoiada pela CAPES para participação em programa de capacitação na Irlanda e equipamentos de informática com conteúdo educativo para as escolas

NACIONAL: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e troféu

Também haverá premiação para temáticas especiais.

Veja o regulamento aqui

Inscreva-se aqui

Para mais informações, acesse aqui

Fonte: http://www.ifsp.edu.br/index.php/outras-noticias/52-reitoria/4736-premio-professores-do-brasil-inscricoes-abertas-ate-25-de-agosto-.html