Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

II Seminário da Transmantiqueira e III Mutirão de Sinalização da Transmantiqueira

  • Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 17h14
  • Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 17h27
  • Acessos: 63
cartaz convite
 
Há 5 décadas foi criada a Trans-Apalaches, a primeira trilha de longo curso organizada do mundo, na região nordeste dos EUA. Neste tipo de trilha, o viajante percorre a pé todo o percurso ou trechos, através das mais variadas paisagens naturais, passando por pontos de apoio onde pode-se abastecer, dormir e buscar ajuda. O percurso é montado com base em trilhas já existentes (cerca de 90% do roteiro), estradas de terra e curtos trechos urbanos, onde se encontram a maioria dos pontos de apoio 
 
Em 2014 foi criada a primeira trilha desse tipo no Brasil, a Transcarioca, que tem 180 km de extensão e dá a volta na Baia de Guanabara no estado do Rio de Janeiro.
 
No momento, está sendo criada a trilha Transmantiqueira, com previsão de alcançar cerca de 1000 Km de extensão, iniciando-se no Horto Florestal de São Paulo, seguindo pela Serra da Cantareira e depois Serra da Mantiqueira, passsando por 6 unidades de conservação, entre elas o Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú criado há 3 anos, e o Parque nacional de Itatiaia, o mais antigo do Brasil.
 
travessia CJO
 
A trilha também passará por dezenas de municípios, como Monte Verde-MG, São Bento do Sapucai-SP, Campos do Jordão-SP, Delfim Moreira-MG, Marmelópolis-MG, Passa Quatro-MG, e terminará em Uairoca-MG, tendo seu ponto culminante na Pedra da Mina, a quarta montanha mais alta do Brasil, com 2798m de altitude.
 
No dia 18 de maio, ocorrerá o segundo seminário da Transmantiqueira no Prédio II do Câmpus Campos do Jordão do IFSP. Neste seminário se reunirão os grupos locais que estão organizando cada trecho da trilha para acertar detalhes e tomar decisões sobre o projeto.
 
E nos dias 19 e 20 de maio, será realizado um mutirão para sinalização da trilha em um trecho que passa nos municípios de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, iniciando-se na divisa do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú e indo até o Parque Estadual de Campos do Jordão. 
 
Para se inscrever, basta acessar o link abaixo: https://goo.gl/forms/LkKNJjiJ8cUfdd8I3

registrado em:
Fim do conteúdo da página