Página inicial > Apresentação > Biblioteca > I Semana do Livro e da Biblioteca foi um sucesso em nosso câmpus

I Semana do Livro e da Biblioteca foi um sucesso em nosso câmpus

Publicado: Terça, 03 de Mai de 2016, 13h52 | Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 13h53 | Acessos: 2137

A “I Semana do Livro e da Biblioteca" aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril.

A abertura deu-se com a exposição "Eu me vejo assim", idealizada e organizada pela professora, da disciplina Arte, do curso técnico integrado em Informática, Flávia Ruchdeschel D'Ávila. A mostra contou com imagens que autorretratam os nossos alunos do curso técnico integrado em Informática. Após a mostra, apresentaram-se seis espetáculos de teatro em miniatura.

Os presentes foram convidados a conhecer o projeto provações do "Procura-se", com recompensas pelos corredores, e o projeto “Contador de histórias”, com os alunos do projeto de extensão de teatro, no intuito de registrar aquilo que absorveram como inspiração nas oficinas teatrais.

Alunos e servidores compartilharam de um delicioso café literário, para nutrir corpo e alma. Durante o café, a nossa professora de Língua Portuguesa - Alessandra Ferreira Ignez - realizou a leitura do conto "A Negrinha", do escritor brasileiro Monteiro Lobato, e iniciou-se um debate sobre a forma como o autor aborda a raça negra em suas obras.

No dia 19 de abril, realizou-se um concurso de fantasias, em que os alunos ornamentaram-se, resumindo a ideia central de seus textos reflexivos sobre o futuro da tecnologia. Todos os textos apresentados serão reunidos em livro, que será depositado em uma urna do tempo, que será reaberta somente daqui a vinte anos. O vencedor do concurso foi o aluno Leonardo Rogelio, que afirma acreditar que, daqui a vinte anos,todos possuirão um chip implantado em seus corpos, que facilitará as atividades cotidianas. O projeto foi organizado pela professora Adriana Morais.

Aconteceu, ainda, um sarau, onde os alunos puderam declamar poesias de composição própria e de autores favoritos, e um luau, em que cantaram poemas em forma de música.

Os convidados aproveitaram para apreciar os móbiles de poesias e ter um momento de “biblioterapia”, no qual foram distribuídas pílulas literárias - poemas em cápsulas - e oferecidos materiais de pintura para incentivar os participantes a desenharem e trocarem os seus desenhos, inspirados pela obra “O pequeno príncipe”.

Os alunos do curso técnico em Edificações apresentaram intervenções em seu laboratório, criando áreas de leitura e demonstrando o impacto visual destas intervenções nas áreas urbanas.

No último dia, iniciaram-se as atividades com um delicioso café da manhã, oferecido pelos organizadores do evento, fechando com um ciclo de palestras:

- “As bibliotecas de Campos do Jordão”, com o palestrante Carlos Abreu, da Associação dos Amigos de Campos do Jordão – AMECampos;

- “A delimitação das letras na análise semiótica de canções, com o professor, Dr. Carlos Vinicius Veneziani dos Santos;

- “Conversa com poetas”, com os professores, Carlos Vinicius Veneziani dos Santos e Alessandra Ferreira Ignez;

- “Patrimônio Cultural”, com a professora Sueli Ferreira de Bem e

- “O lúdico e a leitura em sala de aula, com as professoras Eliana Roda Pessoa Ferreira e Alessandra Ferreira Ignez.